Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de julho de 2010

O beat dos fab four chega aos 70 anos!

Atravessava a sala do apartamento na direção da cozinha quando um som totalmente novo, me congelou diante da televisão. No programa "The Ed Sullivan Show" no canal 5, TV Piratini (faz tempo, eu sei) quatro jovens vestidos de terno, gravata, botas e uns cabelos esquisitos com franja quase cobrindo os olhos, cantavam rock and roll de um jeito que eu jamais ouvira.


No fundo do palco, em cima de um praticado, o baterista batia com força em um compasso acelerado, barulhento e contagiante.  "Ié, Ié, Ié" gritavam. O cara das baquetas incendiárias se chamava Ringo Starr. Sim, foi ele, com seu compacto kit de tambores e pratos quem primeiro chamou a minha atenção na banda.


Nesta quarta-feira (7), Ringo completa 70 anos. Muitos o consideram o menos criativo da banda. Competir com três gênios compositores, seria difícil mesmo. Mas se lhe faltava criatividade para compor canções, sabia impor-se com a as qualidades de um verdadeiro percussionista ao segurar a cozinha ritmica como poucos, em parceria com o baixo de Paul Mcartney. 


Ringo detestava solos de bateria, mas cada canção beatle ganhou um arranjo na medida. Continua gravando e tocando como poucos. Não sei de outro baterista no universo do rock que venda tantos discos e se mantenha no mercado como ele. Seu último álbum Y Not, é uma obra prima, com participações bacanas de gente como Mcartney, Joe Walsh, Van Dyke Parks, Ben Harper e Joss Stone. É mole? Claro que não. É o setentão Ringo, esbanjando energia.

2 comentários:

Caren Mello disse...

Parabéns pela nova cara do blog. Este é, sem dúvida, um endereço futurista. A foto nos remete a Kubrick... Arizinho, decididamente, um homem adiante de seu tempo.

Arizinho disse...

Tá bom... Fina ironia de minha amiga Joinha. Pior é que já estou achando q ela tem razão. Tá meio espacial aquela imagem congelada. Os gravetos congelados de minha rua estão no espaço sideral agora