Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A toalha anti-vendavais que caiu dos céus


Apavorado com as janelas que batiam sob a força da tormenta, o casal correu para fechá-las enquanto Ana Luiza, a filha de oito anos, observava a fúria da natureza abraçada a uma cortina. Quando a menina se arriscou a olhar para a rua observou, na calçada, o mendigo magrinho e ensopado. embaixo de uma árvore também magrinha e sem folhas. Aproveitando a distração dos pais, correu à cozinha, puxou a toalha plástica da mesa, voltou à janela e a jogou para o sem-teto que, de olhos arregalados via a toalha abrir-se e voar feito uma esquisita bandeira desfraldada. Caiu no meio da rua, entre veículos e pedestres.

Aos tropeções ele conseguiu apanhá-la e imediatamente enrolou-se. Ana Luiza viu o sorriso sem dentes e a mão que lhe acenava em agradecimento enquanto os pais fechavam novamente a veneziana. A guria estava com as bochechas e braços respigados de chuva, mas sorria feliz da vida.

Chegava a ser engraçada a visão daquele sujeito desengonçado envolvido pela capa improvisada, pintada com motivos de frutas tropicais. E agora, fazer o que? Alertaram para o perigo de se debruçar na janela. Mas a expressão agradecida do homem, feliz, acenando para o alto, os emocionou demais.


O trabalho de defesa civil nos municípios gaúchos continuará ainda por mais um tempo na reconstrução do que foi perdido. Os rios baixam lentamente, lares são reconstruídos. O inverno de 2009 não deixará saudades. Mas o andarilho que sequer tinha algo a reconstruír e enfrenta todo santo dia seus próprios vendavais, foi personagem de um singelo momento de inocência.

Talvez ainda hoje, em algum lugar da cidade, um maltrapilho leve consigo a colorida toalha de abacaxis, bananas e pêssegos. Um presente que caiu dos céus, mais precisamente do segundo andar do apartamento, ali na Cidade Baixa, onde vive um anjo.

2 comentários:

CarolBorne disse...

Tá, Arizinho, tu me fez chorar.

Léa Aragón disse...

Maravilha... que boa perspectiva neste mundo tão desamparado. Dá uma olhadinha lá no Bichos - http://bicho-preferido.blogspot.com/ - que tem um mimo pra ti. bjo