Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Sobrecarga no Natal Luz


Beleza que atrai milhares em busca da luz natalina
Gramado é uma cidade linda. A limpeza, as vitrines e acima de tudo, a paisagem magnífica, encantam.  É um exemplo de sucesso no trabalho voltado ao turismo. Tudo parece saído de um mundo paralelo de perfeição e encantamento. Gente de todo o país, estrangeiros e até gaúchos curtem a expectativa de alguns milímetros de neve no inverno ou o anoitecer iluminado do Natal. 

Mas não existe estrutura, atendimento cuidadoso que resista uma invasão de visitantes ansiosos por toda aquela fantasia. Aos sábados e feriados, especialmente neste período de Natal Luz, é assim. Querem comprar, comer, utilizar sanitários sempre em bando. Desorganizados. As excursões, em vans e ônibus derramam-se nas ruas enfeitadas, somam-se a milhares de veículos particulares e por volta do meio dia, a cidade já está próxima da explosão.

As lojas lotam. Se você encontrar um restaurante com mesa disponível, desconfie. Ou é problema de preço alto, comida ruim, ou tudo isso junto.  Quem pensa em utilizar os sanitários públicos, dependendo do dia, é preciso paciência para vencer uma longa fila. Está "apertado"? Tente no comércio. Mas os banheiros destes locais, são disponíveis apenas para os mijões clientes. Então, consuma qualquer coisa. E alivie-se!

Na grande maioria destes lugares a higiene perde a luta contra o movimento intenso. O ideal, para se evitar tudo isso - superlotação, filas, banheiros lamentáveis- é visitar a cidade nos dias de semana. Sempre haverá muita gente, mas tudo numa medida racional, que evita sobrecargas de tensão, em um período que deve ser de Luz.

Nenhum comentário: