Salve São Marcos!
Por Gilberto Jasper, jornalista
No país onde “jeitinho” é sinônimo de astúcia e respeito à lei é “babaquice” foi reconfortante saber que Marcos, goleiro recém-aposentado do Palmeiras, saiu em defesa da moralidade. Pelo facebook ele pôs em segundo plano o futuro nebuloso do clube ser rebaixado através da anulação do polêmico “gol de mão” do atacante Barcos no jogo de sábado contra o Internacional. A impugnação decretou a derrota do time paulista que segue na zona do rebaixamento.
“Se for para acontecer o pior (rebaixamento) que seja com dignidade. Não precisamos que anule o jogo, afinal, o gol foi de mão. Numa época de tanta luta para que a justiça seja feita no Brasil, nós (todos) do futebol brasileiro temos que dar o exemplo”, redigiu o exemplar Marcos.
Ele condena a incoerência que adquiriu contornos de epidemia nacional. Todos nós adoramos condenar os políticos, sinônimo de corrupção; Vibramos com as penas proferidas pelo impiedoso ministro Joaquim Barbosa, mas adoramos furar a fila e usar da influência de amigos para obter vantagens em qualquer lugar.
“Corrupção é um ato em que alguém leva alguma vantagem ilegal, mas não nos convidou” diz o adágio de humor duvidoso para retratar a tolerância com irregularidades que nos beneficiem. A cultura de “levar vantagem em tudo” está impregnada em nossa rotina. É só observar cenas comuns como a ocupação indevidamente uma vaga de deficiente, o desrespeito ao limite de velocidade quando não há pardais ou o descaso no caixa exclusivo para idosos no supermercado.
Ironicamente ecoou do futebol, ambiente envolto em eternas brumas de suspeitas – doping, bicho extra, facilitações em vários planos, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, combinação de resultados de campo – o único grito em favor de uma nova postura. Uma mudança se impõe onde cumprir a lei seja rotina num país onde as normas proliferam, mas não existe estrutura para fazer valer a legislação.
Tomara que São Marcos, como ficou conhecido o goleiro pelos feitos extraordinários dentro de campo, tenha operado mais um milagre. Este, no entanto, digno da comemoração de todas as torcidas e dos atletas que gostam de jogar limpo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário