Pesquisar este blog

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Hamburgo comemora os 50 anos da primeira apresentação dos Beatles na cidade

Cidade alemã é exemplo de turismo cultural

Hoje faz 50 anos da primeira apresentação dos Beatles no exterior. Era logo ali, quase defronte a Liverpool, ainda em sua primeira formação, com Pete Best na bateria, mas sabiam que Hamburgo - segunda maior cidade da Alemanha, seria um grande desafio a ser vencido. E no dia 17 de agosto de 1960, incendiaram o público do pub alemão, Indra lhes garantindo a maturidade necessária para conquistar o resto do mundo (eles também tocaram no Star Club e no KeiserKeller).

Hamburgo soube capitalizar essa data, O Indra ainda mantém seu palco para shows de rock e jazz e, em parceria com o município, celebrará o cinquentenário com quatro dias de intensas atividades. É um exemplo inteligente de turismo temático.  A partir de hoje, até a próxima sexta-feira, uma banda formada por integrantes de grupos como Maplewood, Nada Surf, Cat Power e Moby se apresentarão no palco do Indra com a Bambi Kino, nome escolhido para este conjunto de músicos internacionais por fazer referência ao local, de mesmo nome, onde os Beatles se hospedaram na cidade .

O repertório terá as mesmas canções que os então desconhecidos meninos de Liverpool cantava na época e, até a próxima segunda-feira, os detalhes da vida da banda, os lugares onde tocaram ou habitaram em Hamburgo serão o centro da programação cultural da cidade. Hamburgo criou seu próprio museu da beatlemania, onde exposições baseadas na vida de John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr estarão espalhadas pelos cinco andares do prédio.

Guias turísticos estão preparados para levar os visitantes a um tour por todos locais ligados à banda - a livraria, o restaurante, a casa de amigos e tudos santo lugar por onde circularam. Também criaram para os que não desejam caminhar muito, um Beatle Bus, ônibus que toca as músicas mais conhecidas da banda.

Não estamos falando de Liverpool, terra natal dos fab four, mas de uma outra cidade, em outro país, mesmo próximo, que soube valorizar sua história cultural, ao criar um produto turístico de irresistível apelo. Exemplo que poderíamos repetir aqui, por exemplo, com nossos artistas mais populares.                                                                               

Nenhum comentário: