Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Luiz Paulo Daudt, um grande colega

Hoje pela manhã soube do passamento de um grande colega e amigo, o Luiz Paulo Daudt,  "gente boa" como definiu seu filho, no obtuário de ZH. Eu conheci um Daudt admirável, que enfrentou a doença, amando a vida, a família e seu cantinho em Estrela. A dor, as diferenças, a tortura que um dia sofreu, às vezes surgiam como chagas, um olhar meio distante, melancólico.

Uma vez impliquei com ele, quando estava prestes a explodir - como todo alemão filho rebelde de milico. "Estou aprendendo a controlar o lobo, para não ser devorado por ele, pelo menos não agora", respondeu, com um sorriso. Era o Daudt em uma nova militância, onde buscava a luz, o prazer da mais pura felicidade, apaziguando as memórias ruins e assim, em um esforço de controlar as moléstias.

A lembrança que me fica do Daudt é de um homem típico dos anos 60, que sonhara em mudar o mundo e acabou, como todos nós, marcado por um estilo bitter-sweet, tipo James Taylor, cantando "You've Got A Friend". Estamos tristes, nós que dividimos esses anos todos com ele.

Fará falta o abraço feliz daqueles encontros esporádicos, nos últimos anos. Fica uma saudade sincera que me alerta contra os lobos da melancolia. E a certeza de que a paz e o amor que buscava, o aguardam aonde agora está.

Um comentário:

Gilberto Jasper Jr. disse...

O Daudt era um cara sempre disponível, organizado, disposto a ajudar todo mundo. Tive a honra de privar com ele na ZH, Palácio Piratini e na Assembleia. Por isso garanto: por onde passou deixou admiradores. Ótimo profissional e grande amigo... receita tão simples, mas tão rara nos dias de hoje onde uma oportunidade no mercado de trabalho parece ofuscar os fracos de caráter que não são poucos. Gente da melhor qualidade que certamente está num lugar privilegiado porque ao longo dos 59anos na terra sempre fez o bem a todos. O Daudt é dez!
GILBERTO JASPER
Jornalista - Porto Alegre