Pesquisar este blog

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Bons preços nos balaios da Feira

Confesso que andava enjoado da Feira do Livro de Porto Alegre. O espaço cresceu bastante, dezenas de livrarias com tudo muito parecido – best sellers, na maioria – e poucas excentricidades, coisas raras e principalmente, escassos bons preços. Os balaios dos últimos anos, pelo menos em minha tosca avaliação, andavam muito tímidos. E tudo isso, andando em fila indiana, sem tempo para sentir o cheiro, descobrir um parágrafo interessante, uma frase que me desperte a vontade de desbravar a proposta do autor. Por isso, foi meio à força, levado pela curiosidade e paixão de minha mulher pela feira, que aceitei passear por lá. E me surpreendi positivamente com o que vi.

A Praça dividida entre as obras de recuperação do Centro Histórico, encontrou uma solução satisfatória para os livreiros que, por sua vez, colocaram bons títulos em seus balaios. Obras razoáveis a partir de três pilas! Por exemplo, “O mundo em seus sonhos – Aprendendo a sonhar “ – de Eduardo Esteves (Berkana Editora), custou apenas R$ 5. “Deu no New York Times” (Objetiva) do jornalista norte-americano Larry Rohter (aquele mesmo que Lula tentou expulsar do País), compramos por R$ 20, mas depois achamos por R$ 13, ou seja, vale a pena pesquisar, antes de fechar negócio.

O pessoal que curte livros místicos, pode levar por R$ 10, uma viagem interessante pelos locais do antigo testamento em “Pelos Caminhos da Bíblia” de Bruce Feiler (Sextante). Tem aventura, arqueologia e faz as horas passaram gostosamente. Isso é tudo o que um bom livro devo nos oferecer: o bendito prazer da leitura. O resto é tese de mestrado e arrogância de críticos malas. Da mesma editora, levamos também “O Extraordinário Poder da Intenção”, de Esther e Jerry Hicks, que minha cara metade garante, nos ajudará enfim, a sair dessa inhaca implacável. Missão tão nobre por míseros R$ 5.

Outra valiosa aquisição, "Maria Madalena e o Santo Graal – A Mulher do Vaso de Alabastro” de Margaret Satrbird, custou R$ 10. É um dos livros que inspirou O Código da Vinci, afirmam seus editores e discute se Jesus Cristo teve ou não, uma esposa. Se minha mãe sabe que comprei isso, vai me obrigar a rezar uma 20 avesmarias. E falando em esposas, a minha localizou o guia “As mulheres e o dinheiro” (Nova Fronteira), de Suze Orman que nem vou tentar ler, devido a extrema complexidade. Ficção pura. Deixo com ela.

Para escapar do esoterismo e da literatura histórica, adquiri por apenas R$ 12, a publicação “Receitas Maravilhosas de Peixes”. Muitas fotos coloridas, textos simples e dicas fáceis para o cozinheiro aqui. Tanto que abriram meu apetite naquela primeira noite de feira. Encerramos o passeio brindando as boas compras com chope e uma tábua de frios. Gastar pouco em livros, permite uma reserva para o happy hour, ora.

Nenhum comentário: