Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de março de 2011

Carnaval no dia delas. E agora?

Fim de veraneio, a vida deveria seguir a típica rotina de março. Em 2011 não foi bem assim. Encerrou-se a temporada e chegou o carnaval. Não sou economista, mas quem viajou em férias, gastou e não foi pouco. Poucos, uma minoria feliz, não utilizou o cartão de crédito, ou avançou no cheque especial. Os que estudam, ou tem filhos em idade escolar, tiveram despesas em material, como livros, mochilas e muito mais. Sobraria para este feriadão?

Hoje pela manhã, ouvi hoteleiros reclamando da queda de reservas. "Carnaval não combina com março", reclamou um empresários do litoral norte gaúcho. Enquanto isso, locais como o Guaíba Country Club, na região metropolitana de Porto Alegre, faturam com quem decidiu esconder-se da folia no sitio.

Carnaval no Dia Internacional da Mulher. De um lado a celebração ao sentimento feminino e feminista e do outro, a exaltação da sensualidade nua, em forma e atitude. Sei lá, não é politicamente correto. De qualquer maneira, é uma ótima coincidência. Independente da luta por igualdade, a celebração às mulheres é um prato perfeito para homens cínicos e mulheres insípidas.

Muito discurso, alguma ação, mas o que acontece de fato? Lucros para o comércio de flores e mimos diversos. Uma espécie de dia dos namorados sem paixão, com pompa e circunstância, ou seja, discursos de autoridades e cartão com flores de chefes, amigos e amantes cheios de culpa.

Assim, além de mimos e confetes, eu recomendo a homens e mulheres, um carnaval onde juntos possam celebrar o respeito e a alegria de não compactuar com a exploração sexual sem a necessidade de vestir burcas ou satanizar manifestações magníficas como os folguedos carnavalescos. Carnaval de gente bonita e feliz faz bem à alma.

Ruim é a estupidez da violência contra mulheres, crianças e homens escravos da miséria da fome, da ignorância. Assim, a minha maneira, sem confete ou porpurina, vou botar meu bloco na rua, porque amanhã, a quarta-feira é de cinzas. Para homens e mulheres.

Nenhum comentário: