Pesquisar este blog

quinta-feira, 7 de julho de 2011

A economia nossa de cada dia


Lidar com as finanças é uma arte
Assisti a palestra de Gustavo Cerbasi, quarta-feira (6), à noite, promovida pela corretora Geração Futuro, em Porto Alegre. É uma dessas ocasiões em que tomamos uma injeção de ânimo e renovamos o compromisso com nós mesmos de economizar mais pensando no dia seguinte. Muitos saíram de lá motivados, e se conseguirem superar a rotina do desperdício e desequilíbrio, seguirão adiante. Cada uma a sua maneira e dentro de sua própria realidade.

O ideal, como insiste a economista da família, Magali Beckmann,  por acaso minha esposa, é evitar o lugar-comum de nos depararmos de com um daqueles monstros típicos do mau uso do dinheiro e, diante de problemas quase insolúveis, nos boicotarmos com pensamentos do tipo: “Mês que vem compenso e deposito um pouco mais.” Sabemos que esse dia nunca vem e caímos na boca de outro monstro, maior ainda.

Cerbasi é um profissional pragmático, que viu nas maçantes aulas de análise fundamentalista que proferia, a oportunidade de tocar num assunto que ainda é restrito nos lares domésticos: a educação financeira. Com os pés no chão, e adaptada a realidade de cada um, ele diz que é possível sim conquistar a independência financeira.

“O primeiro milhão parece impossível? Comece com a metade”, diz ele, inspirado pela própria experiência: aos 37 anos, está “aposentado”, mas trabalha só por prazer. Aí você pensa: “por que não guardei dinheiro quando era jovem?” O próprio Cerbasi lembra que hoje, vivemos muito mais. E assim, não faltará tempo para uma virada, especialmente para nós, 50tões que, em nossa juventude enfrentávamos o descrédito das instituições financeiras. Bolsa de Valores? O que era isso em 1950 ou 60? Dinheiro era aquilo que a inflação devorava. Feliz a geração da estabilidade destes novos dias!

Quem é Gustavo Cerbasi:
Mestre em Administração/Finanças pela FEA/USP, formado em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), com especialização em Finanças pela Stern School of Business - New York University e pela Fundação Instituto de Administração (FIA).  Leciona em cursos de pós-graduação e MBAs pela Fundação Instituto de Administração, além de diversos cursos ministrados in company. Com experiência prática e acadêmica em finanças dos negócios, planejamento familiar e economia doméstica, desenvolve treinamentos, palestras e consultorias para diversos públicos por todo o Brasil.

Bibliografia:
  • Casais Inteligentes Enriquecem Juntos
  • Dinheiro – Os segredos de quem tem
  • Filhos inteligentes enriquecem sozinhos
  • Finanças Para Empreendedores e Profissionais Não Financeiros
  • Investimentos Inteligentes
  • Investimentos Inteligentes (Guia de Estudo)
  • Mas Tempo, Mas Dinheiro
  • As Mulheres e o Dinheiro
  • Cartas a um jovem investidor
  • Como Organizar Sua Vida Financeira
  • Guia para Investir em Ações
  • Investimentos inteligentes

Um comentário:

Tárik Matthes disse...

Dinheiro não é tudo.

Prefere meu lema ?