Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Help! Os 46 anos do filme que antecipou a MTV

No dia 29 de julho de 1965, foi lançado o segundo filme dos Beatles. Help! "Uma aventura surreal," segundo a crítica da época, com cenas em Londres, Bahamas e Alpes Suíços e uma estética que influenciou, definitivamente, o estilo de clips, tal qual conhecemos hoje. Aliás, o diretor Richard Lester, é considerado o "pai da MTV".

No filme os quatro cabeludos sofrem com a perseguição de membros de um culto indiano que precisa do anel de Ringo para seu culto. Tem versão remasterizada nas locadoras. Lembro que no Brasil, o filme chegou quase um ano depois... Eles já haviam lançado Rubber Soul, preparavam o fantástico
Revolver e nós gaúchos, nos conformávamos com os cartazes do filme, a amarelar nas galerias dos cines Imperial e Guarani, na Rua da Praia.

Hoje, antes mesmo de chegar às telas, já temos as cópias pirateadas dos grandes lançamentos em filmes e música. Quando me dou conta disso, me sinto o próprio homem das cavernas, recém saído da idade da pedra. Que coisa! Mas na verdade, os anos 60 representaram a abertura de portas para esses tempos digitais. Havia ânsia pela revolução do novo.

Nenhum comentário: