Pesquisar este blog

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

É possível dirigir e maquiar-se?

Cena comum é a mulherada nos carros – no banco do carona – é claro, fazendo seu make up matinal. Tenho amigos que consideram sexy este momento. Elas concentradas entre seus cosméticos e espelhos, ao lado do motorista. Minha mulher é uma que se produz desta maneira. Mas hoje assistimos, eu e ela, a uma perigosa variação desta prática: uma loira, em um Ford Focus preto a nossa frente, transformou seu veículo em salão de beleza, no trânsito lento da avenida Castelo Branco, na entrada de Porto Alegre. Espelho retrovisor virado para seu rosto, maquiava-se com um kit que, pela movimentação, deveria ser completo: base, lápis, sombras, batom, rímel e pó compacto. O carro rodava, no lento anda e pára, como se fosse guiado por algum tipo de piloto automático.

Encerrada essa primeira parte, ela passou a escovar o cabelo. Dispensou janela afora, os fios que se soltavam. Fechou o vidro e de repente, a farta cabeleira abria-se enquanto movia o pescoço lentamente, como se estivesse em um comercial de shampoo. Não descobrimos se utilizava o ar condicionado do carro, ou algum secador instalado no painel.

Engraçado para quem via de fora, mas com certeza, perigoso. Dirigir de maneira displicente no tráfego enlouquecido das primeiras horas do dia é insano, com ou sem maquiagem. Quando a ultrapassamos, percebemos que ainda carregava um cigarro na mão esquerda. Acumulava dois hábitos bem nocivos à saúde: direção de risco e o vício do fumo.

Um comentário:

Caren Mello disse...

Arizinho, o meu carro é repleto de batons (artigo de primeira necessidade, deves imaginar o porquê), nas mais variadas tonalidades. Como estou sempre com pressa, deixo para fazer o retoque final na primeira sinaleira. Tudo com muita responsabilidade, claro.