Pesquisar este blog

terça-feira, 5 de junho de 2012

A região carbonífera e uma história a ser preservada

Alexsandro, diretor do Museu e Tárik 
No início do ano estivemos, eu e meu filho Tárik, no Museu Estadual do Carvão, em Arroio dos Ratos. Fomos muito bem recebidos pelo diretor daquele espaço, Alexsandro Witkowski, que nos apresentou o acervo ali preservado e lamentavelmente,  muito pouco valorizado até mesmo pela comunidade local.

Alexsandro sabe que é um espaço nobre e de grande valor para a história do município. Pode e deve ser melhor aproveitado. Quem sabe, no futuro, não se torna mais uma alternativa turística? Uma fonte de recursos para um município que enfrenta sérios problemas na geração de empregos. Para isso, o trabalho de Alexsandro precisa de apoiares, gente que garanta recursos aos projetos que, são muitos, e motivam o diretor a seguir em frente.

Na semana passada, ele enviou e-mail  para anunciar o espaço virtual do Museu, no Facebook http://facebook.com/museuestadualdocarvao .Vale a pena conferir. E repasso a meus amigos. Eu pessoalmente, vejo no Museu um lugar especial para eventos culturais de toda natureza. Concertos de música erudita e popular, encontros de literatura, exposições de obras de arte, fotografias. 

Quando de passagem pela região Carbonífera, não vamos esquecer de que, por lá, existe este simpático (e bonito) espaço esperando por visitantes. O sempre disposto Alexsandro - um verdadeiro apaixonado pela história do Museu -  vai recebe-los com a atenção típica dos que valorizam o passado como exemplo para um futuro melhor. 

2 comentários:

REGINA MARTINS disse...

rEALMENTE QUEM VEM DE FORA APRECIA A BELEZA DESTE LUGAR E VE NELE UM PONTO TURISTICO, UMA PAISAGEN DE LEMBRANÇAS,SONHOS E VIDAS PERDIDAS,ENQUANTO ALGUNS POBRES DE ESPIRITO E SEM NOÇÃO DE VIDA E DE HISTÓRIA VEEM UMA PAREDE PARA PICHAR SUAS FRUSTRAÇÕES E FALTA DE RESPEITO COM UMA COMUNIDADE.TENHO MUITO CARINHO POR ESTE MUSEU TENHO FOTOS LINDAS QUE TIREI DOS PREDIOS,SEMPRE POSTO NO FACE OU NO ORKUT,PARA QUE MAIS PESSOAS VEJAM O QUANTO AQUELE LUGAR É MÁGICO PARA QUEM SABE OLHAR.

Ari Teixeira disse...

Tens razão, Regina. Em memória àqueles que sustentaram suas famílias, muitos perderam a vida prematuramente devido a falta de condições adequadas para seu trabalho, devemos valorizar o Museu. Os pichadores, esses são pobres de alma... Coitados.