Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O que é moda, incomoda?


Ela entrou risonha, feliz. Dona de si. Buscava a sala de um fulano de tal. Vestia um legging tão justo que temíamos o pior quando curvou-se para resgatar, em uma imensa bolsa, o celular que disparava uma música da  Madonna. Tudo a ver! Por sorte, aconteceu o melhor. Nada se rompeu e naquela sala, a moça permaneceu íntegra, os rapazes eriçados e as mulheres, lívidas! Falta de senso estético, de respeito era o que mais se cochichava. “Isso é roupa de happy-hour,  shopping. Passear com um namorado”, sentenciavam aflitas, sob a concordância cínica dos machos da sala.

“O que é moda não incomoda”, diziam os antigos. Mas a moda clássica dos anos 40 ou 50 - tecidos finos, folgados, super bem cortados - realmente não abalaria homem ou mulher alguma.  Aliás, as mulheres sempre se incomodam com a visão de outra mais chique. A frase: “Querida você está uma arraso!” tem a seguinte leitura: “Mocréia, você me deixou arrasada!” Depois revolução dos anos 60, a minissaia! Tudo se tornou mais liberado e doido. Hoje as tribos decidem o que vestir e ponto final.

Mas no ambiente de trabalho, é preciso uma certa moderação. Um amigo advogado precisou convencer o estagiário do escritório a usar algo menos agressivo que os bonés, as calças de fundilhos caídos, típicos do mais radical rapper. Um ótimo guri, mas o preconceito alheio estava afastando alguns clientes mais conservadores. Assim como a menina e sua roupa sexy, maravilhosa mas totalmente deslocada (ao ambiente, porque no corpo parecia perfeita), chamava muito a atenção.

Aliás, na semana passada recebi um DVD com um show-desfile da grife de urbanwear – roupa urbana -  da norte-americana G-Unit. O criador é um rapper, James Jackson III, o 50 Cent. Repasssei a um colega que é fã do estilo. Ele não estava muito afim, mas quando disse que as gurias desfilavam com trajes sumários e colados ao corpo, me arrancou o DVD das mãos. Moda, para nós homens, é sempre gostoso de se ver, especialmente na mulher dos outros. Com as nossas, sei lá, não cai muito bem.

Nenhum comentário: