Pesquisar este blog

domingo, 10 de abril de 2011

Domingo é sempre assim

Não distribuirei essa postagem. Pode ser que permaneça perdida, presa as ferragens digitais do blogspot. Pode ser que outros se identifiquem com o meu estado de espírito neste final de domingo, 10 de abril de 2011, e postem alguma solidariedade. Mas não é isso o que busco.

Simplesmente não quero ser o único a achar uma chatice o desperdício de um dia tão ensolarado – ou tão chuvoso, se for o caso – em troca de muito pouco em termos de satisfação. Quem sabe alguém digite uma das palavras que ajudaram a construir esse texto e surpreenda-se com a constatação óbvia: segunda-feira é perfeita para dar uma nova ênfase às rotinas, mas na maioria das vezes as mantemos assim mesmo, rotineiras.

A culpa é da forma errada que, na maioria das vezes, aproveitamos o final de semana. Eu, por exemplo, desde sábado acompanho as mudanças típicas da estação. Chuva, sol, frio e calor, revezando-se como meu senso de humor. É mais fácil quando se vive em meio a natureza. Alegre e de repente, quase triste. Motivos para queixas são muitos: o que tenho recebido em troca de tanta dedicação existencial? Tanto respeito? Tanta solidariedade? Não revelarei os resultados que o pessoal de minha contabilidade entregou. Não vale a pena.

O que realmente importa é que não tenho ligado muito para meus amigos, meus bons amigos. Aqueles que, volta e meia, falam mal de mim, mas botam a mão no fogo quando necessário. Cadê a confraria? Vinhos, queijos e cervejas especiais? Era um sucesso até eu desistir, sei lá por que. Os passeios culturais, as taças em bares bacanas com gente que busca coisas semelhantes, são memórias passadas. Em resumo, estou me reservando a um conservadorismo burocrático. A um tédio com cara de auto-exílio.

E as semelhanças são a roupa íntima para as diferenças que separam a grande massa pensante. Clube de futebol, partido político ou gênero musical, entre outros gêneros, enfim. No momento estou semelhante aqueles que no domingo cuidam bem da casa, organizam o roupeiro, dormem um pouco mais e será que alguma coisa muda? Mudar é importante.

Faz tempo que decidi ser menos conformado e rotineiro, no sentido acomodado da palavra. As boas rotinas, as que fazem um domingo ser menos depressivo, sempre serão bem vindas. E toda segunda-feira, também terá uma cara mais bonita.

Um comentário:

Nopin disse...

De fato, a vida atual nos remete a nos manter ocupados, afim de passar o tempo, sem desfrutar o que realmente importa. A falta de objetivos, perda de valores e a massificação que a mídia nos impõe nos torna meros zumbis. Somos mais um na multidão vagando sem um destino ou objetivo.
Deixamos de valorizar os amigos, os filhos, apreciar pequenos valores muito importantes.
Quem, num final de semana, se achar "perdido" é mau sinal.
Aproveite para ligar para o amigo que anda sumido, faça um passeio sem destino certo e aprecie a paisagem, ou faça algo que te dê prazer. Não deixe o tempo passar. Não é a diversão que conta, mas o prazer de desfrutar a vida.