Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Final de ano tem que ter balanço. A-la-la-ô!


“Lá se foi meu décimo terceiro salário e eu havia jurado que apagaria as contas e não me endividaria...”. Quanta gente a reclamar dos juros, dos salários congelados e principalmente, da impossibilidade de se cumprir com as promessas feitas há quase um ano, entre abraços e citações tipo, “ano novo, vida nova”.  “Não emagreci, não arranjei um emprego melhor e ainda não consegui concluir a faculdade. Ainda por cima estou querendo juntar os trapos com meu namorado”, me disse uma colega. Ela está em um grupo muito seleto e reduzido em nosso país: dos que tem emprego e renda fixa.

 “Meu pai vive de bicos. Ele é contabilista formado e aos 50 anos não consegue mais trabalho fixo. Está longe da aposentadoria e nem pensa em parar”, me conta. Lembra que o plano da família era montar um pequeno negócio, um bazar de miudezas. “Mas o cinto apertou e as reservas se  foram”, lamenta. Vai casar em março e jura que para 2010, fará uma poupança nem que seja de centavo em centavo. Torço para que a vida a dois, seja farta em amor e equilíbrio. 

Temos de planejar nossa vida dentro de metas possíveis. Começamos com todo o gás e a passagem dos meses, transforma alguns sonhos em insônia. Então, o ideal é concluir o iniciado, ou seja, o estudo, a manutenção do atual trabalho. Aos pingos também se enche a terrina da esperança. É só não perder de vista o objetivo principal. E quanto mais realista este for, mais próximo e visível estará. Não é assim?

Um comentário:

CarolBorne disse...

Adorei esta foto! Amém, 2010, que seja melhor que o que passou.