Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de março de 2010

Às mulheres de qualquer dia


Nós, bons colegas de trabalho, bons maridos e, na medida do possível, amantes apaixonados, pagaremos sempre pelos maus exemplos. Sim, o lado bom da força masculina, luta contra os próprios preconceitos e se esforça. Não apenas abre a porta do carro para elas, mas escancara as possibilidades para que possam crescer como mulheres independentes e realizadas.

Nem queremos muito em troca. Um reconhecimento de vez em quando, o carinho ou um olhar agradecido, não por ser o macho libertador, mas simplesmente um homem do tipo que reconhece suas próprias limitações, mas guarda em si, infinita disposição para aprender e melhorar.

O que ganhamos em troca? Satisfação pessoal seria suficiente. Especialmente quando você é um profissional que valoriza a atuação das colegas femininas, aceita ser comandado por mulheres. Em casa, sabe dividir obrigações. É parceiro. Duro sem perder a ternura. Mas aí, a humanidade machista - porca chauvinista como diziam nos anos 70, escreve uma triste história de abusos e opressão, subjuga a mulher e dificulta sua libertação. Especialmente em países pobres, onde sofrem humilhações a partir do lar e acabam escravas como se o gênero feminino fosse sinônimo do pior. 

Foram homens com altos teores de culpa que decidiram apoiar o Dia Internacional da Mulher. Politicamente corretos, muitos deles, não passam de interesseiros, cínicos com maquiagem pesada (ui). Nete dia especial, o planeta assiste a um derrame de flores, perfumes, elogios e discursos recheados em lugares comuns. Políticos e empresários se derramam em projetos bacanas em nome da mulher. Gestos elogiáveis, mas óbvios. Todos querem demonstrar apoio a luta feminina. E o comércio, liderado agora também por mulheres, passa a lucrar com a data. Ai! Esquecer datas é uma das falhas do caráter masculino. 

Tem homem ouvindo reclamação tipo: “Hoje é o Dia da Mulher e tu nem lembrou...” Uma das moças que vende lanches onde trabalho indignou-se porque o namorado lhe presenteara com um kit de roupa íntima. Vocês vão dizer que é o macho a moda antiga tratando a fêmea como objeto. Mas não foi isso o que irritou a guria. Na verdade ela esperava um presente melhor. Queria uma jóia! “Eu mereço”, garantiu, enquanto o cara lhe apresentava calcinhas rendadas (que custaram uma fortuna, descobriu depois). Deixa prá lá que esse papo de mulher objeto é outra pauta.

O que estamos vendo são maridos, namorados, chefes ou subordinados de mulheres a correr às lojas em uma espécie de celebração de um novo Dia dos Namorados Engajados ou Dia da Fêmea Trabalhadora. A luta da mulher por igualdade virou um produto a ser vendido. A maioria delas adora, eu sei. No fundo sabem, é mais um dever para o macho da espécie. Outra conta a pagar por séculos de tortura. 

Não basta a libertação, é preciso o tapete vermelho para atingir o rumo da glória. Lísia, minha filha, disse que eu não posso reclamar, porque afinal de contas, as mulheres enfrentam muito mais dores, muito mais cólicas. Nós homens, só temos que aturar a humor instável feminino, acentuado é claro, "naqueles dias". Mas aturar cara feia, eu reconheço, é um dever de machos e fêmeas. Porque todos temos nossos destemperos. E conheço muito homem-mala. Sabe como é, pavio curto em homem é traumático.  

Machos sensíveis! Trabalhem todos os dias da semana pela valorização feminina. Igualdade agora! É a única maneira de interrompermos o ciclos dos discursos iguais, das citações bregas e pseudo-feministas a cada oito de março. Chega de botões de rosas murchas no escritório, entregues por office boys suados. Vamos dar um basta aos apertos de mãos e abraços divididos entre o desinteresse e o cinismo. 

Vamos eleger o 8 de Março como Dia Internacional da Queima Total das grandes grifes da moda feminina. Que tal? Ótimo para elas, e para nós que, com ou sem data especial, precisamos manter aqueles corações femininos convencidos de que são o centro de nossa existência. O resto, eu sei, é periférico. Mas um periférico pra lá de gostoso. Delícia!

4 comentários:

Anônimo disse...

Ola!!! Amigo!
Belo texto, muito bom...você é um poeta, consegue juntar as palavras e fazer se entender de um jeito único, odorei!!!

Ari Teixeira disse...

Obrigado, Ilustre Anônimo. Falar sobre mulheres e o mundo que as cerca me fascina.

Léa Aragón disse...

Nem preciso comentar, pois já estás careca (ops!!) de saber o que penso a respeito. Mas com todo o respeito esta da jóia tem mesmo é que se f....

Anônimo disse...

Amei! ótima idéia transformar o 8 de março como o dia Internacional das Liquidações de grife. Eu voto em ti, principalmente pela tua "boa política com as mulheres".
Na verdade eu voto em ti pela sensibilidade e porque eu compartilho com a tua verdade (a do texto). Anamaria