Pesquisar este blog

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Passen Sie gut auf meinen Sohn

"Nesta quarta-feira, dia 16 de junho, os alunos da F8E Bilíngue, da Unidade Higienópolis, acompanhados das professoras Paula Paetzhold e Mariângela Dutra Bier, embarcaram para a 33ª edição da Viagem de Estudos à Alemanha (33ª VIESA). O retorno dos alunos será no dia 31 de julho, às 9h40min." Nota publicada no site da escola Pastor Dohms.

No título publicado aí em cima deve estar escrito, "cuide bem do meu filho". É a minha mensagem à Alemanha que recebe, no final da tarde desta quinta-feira (17), o rebento do Ari e da Dulcinéa, sem modéstia, pais exemplares em dedicação e amor. Estamos tranquilos. A despedida no aeroporto Salgado Filho foi bonita. Eu, a Dulci e o Alberto e os manos orgulhosos Tiago e Lísia. A gurizada embarcou feliz, carregando mochilas e malas cheias de expectativas, ansiedade e recomendações caseiras.

Estes meninos e meninas são alunos do Pastor Dohms. Escola fantástica, um segundo lar para meu filho, com certeza. Ele saberá como se virar. É um desafio, uma experiência densa e inesquecível vivida no auge da adolescência.

É bonito ver um filho sair assim para o Mundo. Encontrar uma outra família. Pessoas com outros costumes, mas dispostos a receber jovens intercambistas. Vai dar tudo certo, eu sei. Rompida a primeira barreira do idioma - o susto de lembrar a palavra certa -, viverão um período de constante aprendizado. Entender e respeitar as diferenças - vai além da prática de um idioma.  Conhecer um país que enfrentou a dor da guerra e recuperou sua unidade, vale a pena. É um exemplo bonito de prosperidade e união.

Quem sabe em algum momento de sua estada, Tarik não sentirá que ainda carrega o espírito de seus antepassados? Tanto em minha família, quando na de sua mãe, existem bisavós e tataravós germânicos. Hoje é um típico brasileiro miscigenado. Tem em seu sangue o alemão, o português, uma pitada de francês e quem sabe, um toque do índio sul-americano.

Sempre tentei criar meus filhos com a alma de um cidadão do mundo. O tipo que ama sua terra de origem, mas igualmente sente-se em casa em qualquer outro lugar que o receba bem, neste imenso planeta. Quero ver o Tárik retornando feliz e realizado, com dezenas de histórias para contar. Com o agenda cheia de novos amigos que lhe abrirão outras portas. E que um dia poderão visitá-lo aqui, no extremo sul do Brasil.

Está plantada a semente para novas e frutíferas possibilidades. Aproveita bem, meu filho.

2 comentários:

Anônimo disse...

Amigão! Compartilho integralmente com o princípio de que nossos filhos não podem - jamais! - esquecer onde nasceram sem, no entanto, agregar novas culturas, costumes e conhecimentos. A mescla dos valores legados em casa com a vivência de mundo forjam cidadãos mais tolerantes especialmente com aqueles que pensam de forma diferente. Lamentavelmente o mundo está repleto de intransigência com suas dolorosas consequências. Parabéns pela visão de "liberdade com responsabilidade", um dos preceitos do Pastor Dohms.
GILBERTO JASPER
Porto Alegre/RS

Ari Teixeira disse...

O mundo nos aproxima via internet. Mas estar lá, circular pelas ruas, conhecer gente, superar a primeira barreira, que é a comunicação. Isso é algo inesquecível. Tomara que ele aprenda e queira repetir a dose em muitos outros lugares.