Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de junho de 2010

VIVA O FERIADO PREGUIÇA!

Quinta-feira nós folgaremos. Eu falo da maioria que não estará de plantão ou trabalha no setor de entretenimento. Esses passarão o dia envolvidos com turistas, cinéfilos e outros tantos que buscam diversão. O feriado deles é em outro momento. E será tão preveitoso quanto o nosso. Ou melhor. Tenho amigos que já estão de malas prontas para subir a Serra. A região das Hortênsias com seus programas muito caros e paisagens deslumbrantes é uma pedida. É tudo muito bem organizado. Gramado, Canela, Nova Petrópolis parecem cenários em 3D de filmes de Hollywood. Às vezes a comida - vendida como típica - é igual a comida de filme. Visual dez, sabor zero! Só o preço, é claro, é verdadeiramente caro!

Mas tem gente - e me incluo nesse grupo - que permanecerá em casa. Vamos organizar o que nunca está totalmente organizado. Acabaremos, vencidos pelos estresse, dormindo no sofá logo após o almoço e postergando a tal arrumação para outro feriado. Duvidam?

A vida poderia ter mais momentos assim. Tem gente que critica feriados. Mas quem disse que somos obrigados à trabalhos forçados? Turnos cruéis que ultrapassam oito horas diárias, sofrendo às vezes, humilhações, salários reduzidos. No primeiro mundo que tanto nos espelhamos, se trabalha muito menos.

Viva o feriado preguiça! Aquele onde automóveis circulam sem matar ninguém. Desde o início do ano, já morreram quase 700 pessoas no trânsito. A maioria não deu folga a ansiedade. Um brinde a um programa diferente. Só amanhã nada de tevê. Nem jornal do almoço, nem balanço. Notícias mornas e crimes rotineiros, me dêem licença. Estarei no feriado-preguiça. Sugiro concluirem aquele livro bacana que nunca sai da mesma página. Está lá, mofando na estante. Ler é viajar sem sair da poltrona.

Um parceiro me diz que receberá colegas do trabalho para um churrasco no sítio. É outro que optou por morar na zona rural da Grande Porto Alegre. Está mais distante dos teatros, confortos modernos. Mas é bom viver longe da guerra civil urbana. Receber amigos é remédio para a alma. Quando a turma volta para suas casas, ficamos com uma saudade instantânea. Trocar energias, aliviar tensões.

Então, um dia de folga não é sinônimo de tempo perdido. Na verdade são horas que recuperamos. A parada revigora. Sentaremos em volta de alguma mesa para curtir um prato especial, a sobremesa infalível de uma tia querida ou, o assado com tempero secreto da avó. Em feriado até piada velha tem graça.

Sexta-feira é o pit stop para reabastecer os compromissos. Mas nada muito grave não. No sábado tem mais. A mulher macia e absolutamente linda que não cruzou diante de quem necessitava, pode estar se preparando na estética para arrasar no sábado à noite. O cara charmoso a espera de uma solteira conformada também sairá do futebol com a turma, à tarde, voltará para casa de depois de relaxar um pouco,  circulará pela noite de expectativas. Nem falo de encontros em bares de solteiro. Mas na cafeteria, ou diante de um vitrina no shopping. 

A vida é assim mesmo. Sob hipótese alguma, podemos nos deixar por atitudes depressivas. Tem alguém louco de vontade para bater à porta. Faltou a correta conjunção de astros, a taça de vinho encorajadora. Quem sabe não seria melhor um coquetel sem álcool? Refrescar sem tirar a razão de quem, de cara limpa, busca a felicidade. Dessa vez a coisa muda!

É isso que dá mais prazer. A expectativa preliminar. Nesta quinta-feira, quem sabe?

2 comentários:

Léa Aragón disse...

Que coisa bem boa, né? Queria muitos feriados...do bem! Agora só em setembro, portanto vamos curtir este, nem que seja trabalhando. Mas bem relax... Que foto, eim , meu? Tudibom...

Gilberto Jasper Jr. disse...

É verdade, nada como um feriadinho no meio da semana. Depois da folguinha, a sexta-feira pareceu uma segunda-feira, mas aí a gente lembrou que, realmente, era sexta! E depois vem o sábado e o domingo. A queridona Lea escreveu poraqui que "só em setembro" teremos feriado. Mas se observares bem, serão DOIS feriados naquele mês: dia 7 de setembro (terça-feira) e 20, uma segunda-feira para recordar a Revolução Farroupilha. Nada como uma preguicinha... zzzzzzz...zzzzz
GILBERTO JASPER
Porto Alegre