Pesquisar este blog

domingo, 19 de junho de 2011

A urgente vacinação contra a arrogância humana


Um flagrante do vírus da pólio... que ainda vive!
 Nas primeiras horas deste domingo úmido, li nos portais de notícias de Porto Alegre, que a vacinação contra a pólio não atingira a meta esperada e ficara em menos de 70%, tanto na Capital quanto no anterior. Vá entender esse povo, reclama, reclama e reclama, do poder público e quando este o atende, ignora. Simultaneamente haveria vacinação contra o sarampo, para evitar a “importação” do vírus, que está de volta na Europa. A mídia insistiu na pauta. Mas o resultado foi igualmente devagar. Alguns dias atrás, aconteceu o mesmo fenômeno, em relação a gripe A. As famílias não vacinaram seus idosos e crianças, ou aqueles em situação de risco. O que aconteceu? Contabilizamos 11 casos e 4 mortes, aqui no Rio Grande do Sul. Irresponsabilidade suicida ou o que?

Essa sindrome do "comigo não vai acontecer porque sou mais filho de Deus do que os outros," se repete em tudo. No trânsito, por exemplo, na madrugada de sábado, um casal morreu e deixou uma criança gravemente ferida ao bater de frente em um caminhão na estrada de Belém Velho. Pista molhada e alta velocidade não combinam. Nossos carros de passeio dificilmente têm seus pneus calibrados de forma correta, ou estão em totais condições para manobras arriscadas. Seremos todos sempre tão arrogantes assim? Que desprezamos alertas e depois, vamos nos queixar ao bispo? Ou às administrações públicas? Sim, transferimos culpas. Demonizamos o sistema e nos encharcamos desta falsa onipotência em seu lado negro.

Seguidamente recebo e-mails paranóicos, denunciando “conspirações”, da indústria químico-farmcêutica de produzir vacinas que, ao contrário da cura, nos contagiarão de perebas horríveis de laboratório. Será que essa gente omissa acredita nisso? Desta provável conspiração biológica para acabar com o mundo? Ou a raça humana insiste na mediocridade, por puro desleixo ou ignorância?

Sábado, estava frio e úmido e decidiram não vacinar os filhos. Para azar meu fui obrigado a ir a dois shoppings e ambos estavam lotados! Mamães, papais e filhos às centenas. Lotavam praças de alimentação, desfilavam entre vitrines, felizes, sem medo do dia feioso que haviam enfrentado até chegar até lá. Porque não pararam antes em um posto de vacinação?

Por sinal, dizem  os Profetas dos Spam Maldosos, que nestes grandes centros comerciais, as tubulações são estruturas repletas de poderosos micróbios e ácaros-âncora de grife. Aceitam Visa, Mastercard, American Express e até o gaudério Banricompras. E começarão a mutação da espécie humana em breve, a partir de nossos pulmões. E aí, só nos restarão caminhadas ao ar livre. Livre?

Nenhum comentário: