Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de julho de 2009

Fora suicidas! Viva e deixe chover!

Adoramos reclamar de autoridades públicas. Se a fila do caixa não anda, botamos a boca também. É um direito nosso. As ruas esburacadas são temas recorrentes. Nas rádios, nos jornais e nas imagens de tevê lá estão as crateras no asfalto, ou a falta de placas de sinalização. E reclamamos. Afinal pagamos impostos, aquela margem que não se pode sonegar, no caso de alguns. E essa cota pesa!

Eu, feliz morador de um sítio na região Metropolitana de Porto Alegre, hoje quero reclamar desses tais que adoram queixar-se dos governantes, gerentes de cinema, garçons e afins. Chove bastante desde o início da noite passada. E os motoristas da capital e entorno, não ligam para isso. Apesar da recomendação dos técnicos em trânsito para reduzir em até 30% a velocidade, tem gente que ultrapassa a mais de 100 kms por hora! Nessas mesmas estradas que vivem reclamando estarem em estado irregular.

Somos cidadãos de quinta categoria. Motoristas medíocres, gente de má índole que adora culpar terceiros em problemas e dramas criados a partir de sua própria irresponsabilidade. A BR 290 nesta manhã parecia uma imensa pista de corridas. E o que se via eram veículos de motorzinho mil, com pneus gastos, mal calibrados, suspensão meia-boca, alguns completamente lisos, voando!
Entre eles devem estar os doidos de medo de contrair a gripe A. Que não frequentam locais fechados e com certeza, cancelariam passeios a Buenos Aires ou Montevideo. Mas voam em suas naves de quatro rodas, na pista molhada, feito patinadores suicidas! Maridos, esposas e filhos que detestam, com certeza seus familiares. Odeiam a humanidade! E os caminhões? Meu Deus! Faróis apagados, ultrapassam com a mobilidade de baleias na cristaleira de suas avós e ainda grudam os parachoques duros - talvez a única coisa rija que possuem - nos veículos que tentam manter velocidades cautelosas.
Se a maioria age desta maneira, a minoria que se cuide. Eu continuarei atento, dando passagem aos velocistas da chuva e rezando para que não me envolvam em seus métodos doidos de dirigir. Aliás, tem pedestre que atravessa a rua sem olhar para os lados. Tem gente, novo e velho, andando na chuva sem proteção. Capa, guarda-chuvas, sei lá. Nunca vi tanta gente molhada nessa semana. Querem a gripa A, B, C e F? A gripe do alfabeto vil? Dos Alfaburros!

Vai chover mais alguns dias. Eu amo a minha vida. E quero continuar assim, porque tenho muito o que fazer e melhorar. Recomendo, mesmo assim, que pisem menos fundo. Que se cuidem melhor e vivam mais. Vale a pena, pô!

Nenhum comentário: