Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Hoje ainda é dia de Rock

Antes de Chuck Berry e Little Richards, só para citar os caras que, em minha opinião fundaram esse tal rock and roll, o mundo tinha o swing bacana das big bands, o jazz e seus virtuoses - irretocáveis - e uma música popular para o meu gosto, muito careta e com histórias de amor complicadas demais em boleros rasgados e tangos sofridos. Eu era uma criança e entendia tudo, conforme contou com precisão o tremandão Erasmo Carlos. Sofria demais com tanta perfídia!

Elvis, Beatles, Stones e dezenas de outros grandes bandas fazias deliciosas canções em três acordes. Não eram músicos brilhantes como os jazzistas, mas colocavam uma energia quase primitiva em seus versos e refrões. A música ganhava uma agressividade que, para muitos como eu, adolescente em um país dominado pela ditadura, permitia o grito a plenos pulmões, afinal, eramos reis, sim reis do ié, ié, ié!

Hoje que sou adulto e não entendo nada, faço do rock a busca de entendimento. O rock dos anos 60 evoluiu, muitos ficaram pelo caminho, outros se tornaram virtuoses em seus instrumentos. Graças aos deuses do rock, sempre haverá uma garotada achando que tudo é muito careta e da garagem, ou dos estúdios de aluguel dos tempos modernos, botam os diabinhos para fora e fazem do cinquentão rock and roll, o ritmo da juventude eterna. Então, viva o Dia Mundial do Rock! Yeah!

Nenhum comentário: