Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Mais de 59% das ligações ao Salvar-Samu são trotes


Adoramos criticar governos, políticos e em escala menor, empresas privadas. Existe um batalhão avançado que só reclama. Mas fazemos o que para mudar isso? Educar nossos filhos, esclarecer nossos amigos sobre pequenos, mas importantes detalhes de convívio ajudam. E  muito. Por exemplo, acabei de receber um e-mail da secretaria da Saúde com um notícia aterradora: em todo o Estado, o índice de trotes para o Salvar-Samu chega a 59,6% do total de ligações. É isso mesmo!

Os números parciais indicam que o serviço recebeu, em 2009, 1.317.920 ligações, das quais 779.294 foram trotes. No mesmo período, foram 169.111 regulações e efetuados 66.502 envios de viaturas. Em 2008, o Salvar-Samu recebeu 1.109.938 ligações, das quais 740.393 foram trotes. Naquele ano, houve 106.680 regulações e 33.969 envios de viaturas.

O programa Salvar-Samu resulta de uma parceria entre a União, Estado e municípios. Estão juntos partidos de várias cores e ideologias em busca de um senso comum, voltado ao cidadão. O atendimento móvel atende emergências durante as 24 horas do dia e é acionado pelo telefone 192. Além de atender em casa, reserva leito hospitalar, se necessário, e faz o transporte imediato do paciente para o hospital de referência mais próximo. Salva centenas de vidas.

Explicar como o trote, então? Não é um ou dois. São milhares de ligações! Estou convencido de que nossa nação está doente. De um lado deseja uma salutar purificação ética entre seus representantes eleitos, quer comprar e pagar o preço justo mas sorrateiramente, aciona números destinados a salvar vidas, ajudar quem sabe, um amigo, um vizinho em situação de emergência.

O bicho cruel, assassino, que faz da vida um brinquedo, uma piada sem graça vive não em um, ou dois pacatos cidadãos mas dilacera a consciência de milhares. Tem guri, tem jovem, tem velho. Gente de todos os sexos, nessa histeria. Estaremos todos doentes? Em delírio? Ou a evolução da espécie ignora um mínimo senso de solidariedade e humanidade. Mais um pouco e eu vou jurar que o mundo está perto do fim. Enquanto não chega esse dia, vamos educar quem for possível. E os que não tem mais jeito, fiscalizemos. Os denunciemos antes que milhares morram vitimas de um trote sem graça.

Nenhum comentário: